quarta-feira, 30 de junho de 2010

Memórias .....

Ao dar uma vista de olhos pelos meus perfis das redes sociais mais em voga na Internet, veio-me á memória um comentário simplesmente fabuloso, feito por um grande amigo, amigo de infância, amigo daqueles em quem podes confiar sempre, amigo que não vês todos os dias, nem coisa que se pareça, mas que por mais tempo que passe a cada vez que estás com ele, estás todos os dias na sua companhia.... um amigo de e para a vida.
Então fui á procura do dito comentário e finalmente lá o encontrei, cada vez que leio isto, meu DEUS as lágrimas vêem-me aos olhos, não sei se de tristeza pela nostalgia que me trás á memória ou se de alegria por retratar tão fielmente algumas memórias da minha infância / adolescência.
Apesar de faltarem alguns relatos de algumas, muitas aventuras, que vou tentar adicionar, aqui fica o tão propalado comentário do meu grande amigo Paulo Jorge Camilo:
" Grande Guarda-redes!!! Aqui vai o meu comentário :) Aos 10 anos já me chateava a cabeça para lhe amarrar tijolos aos pés para ter maior elevação e passava tardes a rematar-lhe bolas! E não ficou por aqui... tive que servir de defesa esquerdo (titularissimo naturalmente!) na equipa... e se não fossemos 'roubadinhos' a distrital de iniciados era nossa :) Mas se não fosse como guarda-redes, este Homem teria sucesso noutras modalidades. Destaco por exemplo a construção das mais velocíssimas maquinas de automobilismo da região (os denominados carros de rolamentos).
Maquinas de guerra primorosamente afinadas por ele e artilhadas de linhas aerodinâmicas que faziam petrificar de temor a concorrência. Estas maquinas vorazes de alcatrão venciam incontestavelmente as provas em que participavam! E recebia troféus nas inúmeras competições diárias tais como:
- descer velozmente a rampa ate que apareça um camião;
- descer velozmente a rampa ate que termine a estrada e apareça uma vinha desgovernada pela frente;
- descer ruidosa e velozmente a rampa evitando o furioso vizinho que calmamente dormitava a sesta;
Alem desta modalidade há que referir o ciclismo! Era o ciclista mais rápido e nenhuma descida ou curva lhe causava o mínimo temor! respirava adrenalina na famosa descida abismal de 7 km em direcção a aldeia, e sorria orgulhosamente ao ultrapassar os automobilistas mais afoitos. As oliveiras e eucaliptos tremiam quando ele passava e existem boatos, ainda hoje não confirmados, que um dia uma encosta valentemente lhe fez frente. Alem desta valentia ousou também inventar uma variante do ciclismo baptizada de: descer a rampa de erva molhada e entrar desgovernado pelo rio adentro em pleno inverno. Ousadia jamais tentada por alguém!
Alem destes feitos de bravura por parte deste Homem muitos mais haveria por contar, mas arriscava provocar uma síncope cardíaca nos filhos da geração playstation! "
Logicamente que todos estes feitos históricos são nossos e não meus,agora como anteriormente prometi vou relatar mais algumas provas desse nosso estoicismo.
Continuando a falar para já dos veículos, não nos podemos esquecer das Motas, atenção que eu disse Motas e não motociclos, feitas tão só e simplesmente com um pau a servir de guiador, com duas esponjas nas pontas para servir de punho e bem no centro uma tampa de uma qualquer embalagem, onde orgulhosamente ostentávamos o nosso número, estas poderosas máquinas poderiam atingir velocidades estrondosas e um ruído ensurdecedor, pena era a dor com que ficávamos nas pernas de tanto correr e na boca de imitar o som das Motas..., seguindo com velocidade, podemos falar também dos potentes carros de cortiça, que eram todos feitos manualmente e escrupulosamente decorados com fitas das portas, roubadas é claro, e com embalagens de lixívia nas rodas parta fazer barulho, o que colocava em ira todos os que aproveitavam as tardes escaldantes de verão para uma restauradora sesta, posso até dizer que os enervava tanto que chegávamos a ser agredidos, com baldes de..... isso mesmo, do liquido que todos os mortais expelem....xixi.
Vamos agora mudar de rumo e falar das armas, por nós elaboradas e que actualmente fariam corar de vergonha, qualquer arsenal caseiro que todos os dias aparecem nas notícias.
Para começar falemos do ex-libris do nosso armamento o "atira - lodos", arma perigosamente letal, manufacturada exclusivamente com materiais das árvores, passo a explicar, esta beldade bélica era feita com um simples cano de sabugueiro, ao qual tirávamos o miolo de modo a ficar oco, posteriormente arranjávamos um "galho" de oliveira, que ajeitávamos de modo a entrar justamente no cano de sabugueiro, depois de tudo isto pronto, ficava só a faltar os projécteis para a arma, e que eram nada mais nada menos que Lodos, uma bolinhas tipo ervilha que encontrávamos nos ribeiros, e que entravam a preceito no cano e que depois nós empurravam,os com o galho, esta arma podia ser tão letal que por vezes o lodo caia.... aos nossos pés.
Continuando a falar de material bélico, não nos pode escapar as carabinas de caricas,habilmente feitas com uma tábua cortada em forma de espingarda, um elástico dobrado e preso com um prego na ponta, e na outra extremidade uma mola de roupa que servia de gatilho e onde se prendiam as caricas já metidas no elástico, a mola ao ser aberta largava o projéctil a grande velocidade e que dificilmente não atingia o seu alvo.
Podia estar aqui a enumerar mais feitos de um grupo de rapazes que espalhou o pânico na aldeia mais bonita de Portugal, Folgosa Do Douro, um grupo de rapazes que guardarão eternamente uma grande amizade entre eles e paixão imensa pela terra que os viu nascer,
Amigos aqui está um pedaço das nossas memórias......

1 comentário:

  1. Ola Celso,foi com enorme alegria que li todas estas lindas historias,sobre as tuas memorias!e sempre bom trazers-nos a lembranca os tempos da nossa ainda tenra idade,era verdade,a forma com que nos nos devertiamos,na construcao de todos os mecanismos para brincar,era divertido!e claro que havia algumas brincadeiras bem arrojadas e perigosas.obrigado amigo tens toda a razao Folgosa do douro e mesmo a aldeia mais linda de Portugal!continua um abraco.

    ResponderEliminar